Beneficii
As principais aposentadorias do INSS em 2021
Praticamente todos, ou pelo menos boa parte dos trabalhadores já ficaram confusos em relação à como funciona a solicitação da aposentadoria e também quais são as suas regras, até porque, o INSS está constantemente alterando-as, não é mesmo?
A aposentadoria, de forma breve e simples de se explicar, trata-se de um benefício disponibilizado por tal órgão, no qual é destinado somente às pessoas que deixaram de exercer suas funções dentre de alguma empresa, por determinada razão. Ou seja, um afastamento definitivo e remunerado.
Existem quatro razões diferentes, pela qual você pode solicitar uma aposentadoria, e todas essas razões encaixam-se em cada uma das modalidades do benefício, sendo aposentadoria por tempo de serviço, por idade, aposentadoria especial e por fim, aposentadoria por invalidez.
Portanto, se você deseja obter não só informações e dados detalhados do que se trata a aposentadoria, mas também, as principais mudanças que a mesma sofreu neste ano de 2021, sugerimos que continue conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem a oferecer.
O que é e como funciona a aposentadoria?
Conforme ressaltamos anteriormente, a aposentadoria trata-se de um benefício disponibilizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social, mais conhecido como INSS, no qual o seu principal objetivo, é promover aqueles que já não mais trabalham, uma renda salarial todos os meses.
O valor mínimo que pode ser oferecido pelo INSS como aposentadoria, é o valor de um salário mínimo, que atualmente esta avaliado em R$ 1.045,00, já o valor máximo é de R$ 6.101,06.
Seguindo o que também dissemos anteriormente, a aposentadoria é classificada entre quatro diferentes definições, sendo elas:
Aposentadoria por tempo de serviço: neste caso, o tempo mínimo de serviço é de 30 anos completos antes da reforma para mulheres e 35 anos com as mesmas condições para homens. Mas vale ressaltar que dependendo de sua idade, o valor disponibilizado pode alterar-se.
Aposentadoria por idade: essa modalidade tem como objetivo garantir a proteção previdenciária à velhice, no qual mulheres podem se aposentar quando possuírem 60 anos de idade e homens com 65 anos.
Aposentadoria especial: essa aposentadoria é destinada aqueles que possuem algum tipo de deficiência ou trabalha com algo que possa provocar algum dano em sua saúde. Portanto, quando completar o tempo de serviço mínimo (que claramente é inferior aos do demais), poderá receber mensalmente o benefício.
Aposentadoria por invalidez: por último, temos uma modalidade direcionada aos trabalhadores que por algum acidente já não pode mais exercer quaisquer atividades que promova o seu próprio sustento. Mas lembrando que esta situação deve não só ser total, mas também definitiva.
Principais mudanças na aposentadoria que ocorreram em 2021
Conforme ressaltamos logo no início deste artigo, acompanhar todas as novas regras de como obter a aposentaria não é algo fácil, até porque as mesmas estão constantemente mudando.
Entretanto, para que você possa ficar um pouco mais informado, trouxemos aqui as principais mudanças na aposentadoria que ocorreram neste ano de 2021, confira!
Aposentadoria por idade: no ano de 2020, a idade mínima para se aposentar para homens era de 65 anos e hoje continua a mesma, entretanto, para mulheres era de 60 anos e seis meses, este ano, passará para 61 anos e subirá mais seis meses por ano até 2023, quando completará a idade mínima de 62 anos. Lembrando, que em ambos os casos, é necessário constar tempo de contribuição mínima de 15 anos e carência de 180 meses.
Regra de transição por pontos: essa regra trata-se basicamente de uma pontuação mínima que deve ser atingida quando somada a sua idade com o tempo de serviço, no qual o mínimo para homens é de 98, já para mulheres é de 88. A cada ano que se passa, esta pontuação mínima aumenta, até chegar em 2028, que atingirá o máximo para homens e 2033 para mulheres.