Carregando...
Siga-Nos

Concursos Públicos

Prouni 2021 – Veja Como Vai Funcionar

O Ministério da Educação (MEC) no dia 1º de março, o período destinado as inscrições para agendar o seu lugar na lista de espera, da primeira edição de 2021 do Programa Universidade Para Todos (ProUni). E o prazo de encerra no dia 2 desse mesmo mês e ano.

Segundo as informações que foram anunciadas, a lista de pré-selecionados pelo programa está prevista para sair no dia 5 de março (sexta-feira). Vale ainda lembrar que os candidatos devem estar confirmando as informações indicadas no momento de inscrição entre os dias 8 e 12 de março.

Uma coisa muito importante de estar se lembrando, é que foram divulgadas o total de 162.022 vagas, na qual 76.855 são bolsas integrais e as 85.167 restantes são bolsas parciais.

Se você é uma das milhares de pessoas que apresenta interesse em obter um melhor conhecimento sobre o assunto em questão, saiba que nesse artigo você terá acesso as melhores informações sobre esse mesmo Programa (ProUni).

O que é o ProUni?

Para aquelas pessoas que não apresentam conhecimento sobre o que é o ProUni, o mesmo é um programa que basicamente oferece bolsas de estudo em diversas faculdades particulares ao redor de todo o país, sendo uma iniciativa do governo Brasileiro.

Na qual, para milhares de brasileiros o ProUni é uma das únicas possibilidades disponíveis de estar realizando uma graduação em uma instituição escolar particular, para receber um diploma de nível superior, e assim, poder entrar em diversas competições dentro do mercado de trabalho atual.

As inscrições para o ProUni devem ser feitas de forma exclusiva e por meio da Internet, acessando o site oficial do mesmo programa, lembrando ainda que, para que você possa efetuar o seu cadastro, será necessário com que você informe algumas informações pessoais sobre você.

Qual a diferença entre as bolsas ofertadas?

Como já foi dito anteriormente na introdução desse mesmo artigo, que foram divulgadas o total de 162.022 vagas, separadas em duas categorias de bolsas diferentes: as que são integrais e as que são parciais. Mas você sabe qual a diferença entre ambas as bolsas?

Bem, veja a seguir qual é ela:

  • Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsa parcial (50% do valor): renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Uma coisa muito importante de estar se lembrando, é que o estado de São Paulo foi o estado que mais ofereceu bolsas (41.337), seguindo de Minas Gerais (18.246) e Paraná (14.667).

O programa em si

Nessa mesma edição, as pessoas que realizaram as suas inscrições para o ProUni foram selecionados de forma exclusiva, por meio da nota que os mesmos obterão no Enem do ano de 2019 e para que você pudesse ser selecionado.

Era necessário apresentar uma nota acima de 450 pontos nas provas do Enem, e ainda, devia apresentar uma nota diferente de zero na redação no Enem.

Sem contar com o simples fato de que, para que os interessados pudessem estar realizando as suas inscrições, era necessário com que os estudantes tenham cursado o Ensino Médio inteiro em uma instituição de ensino pública.

Ou até mesmo em uma rede particular, mas isso só seria aceito se o candidato em questão fosse bolsista integral dessa mesma rede particular.

Uma coisa que vale muito a pena estar lembrando, é que aquelas pessoas que apresentassem algum tipo de deficiência ou até mesmo, aqueles que fossem professores da rede pública de ensino, dentro do efetivo exercício do magistério da educação básica, poderiam se tornar integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Caso você queira ter acesso a mais informações sobre esse mesmo programa, recomendamos com que você esteja acessando o site oficial do ProUni ou até mesmo, estar consultando o edital oficial que foi publicado.

Clique para comentar

Leave a Reply

Votre adresse courriel ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *