Concursos publicos
CBM – MG realiza dos nuevas Licitaciones Públicas
Você já considerou participar de algum concurso público? Os mesmos são considerados por muitos, uma das melhores alternativas de você conquistar uma boa vaga de emprego, na área pela qual você se interessa, já que apresenta uma boa remuneração e também, uma boa carga horária.
Os concursos públicos tratam-se basicamente da aplicação de uma avaliação objetiva, no qual o seu conteúdo programático aborda não só questões da área específica pela qual você deseja trabalhar, mas também, disciplinas como língua portuguesa, matemática e muito mais…
E é justamente por essa razão, que você deve se preparar muito bem, até porque além de tudo, os mesmos geralmente são bastante concorridos para um baixo número de vagas disponíveis. Mas além dos estudos, vale ainda levar em conta questões como a sua inscrição, por exemplo.
Portanto, se você deseja obter mais informações como essa, sobre os dois novos concursos públicos realizados pela CBM – MG, sugerimos que continue conferindo todo o conteúdo deste breve e explicativo artigo.
CBM – MG realiza dos nuevas Licitaciones Públicas
O Comando da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que atende pela sigla CBM- MG, divulgou recentemente a realização de dois novos concursos públicos.
O objetivo de ambos, é efetuar o preenchimento das 40 vagas disponíveis para então cursarem o curso de formação de oficiais (CFO) e para integrar o quadro de oficiais de saúde (QOS), para este ano de 2021.
As vagas disponíveis estão divididas entre dois editais, sendo eles:
Edital nº 01/2020: Curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros (CFO), com 27 vagas disponíveis para candidatos do sexo masculino e três vagas para candidatas do sexo feminino.
Edital nº 02/2020: Quadro de oficiais da Saúde (QOS), nas áreas de:
- Fisioterapia (1);
- Clínica Médica (4);
- Psiquiatria (1);
- Otorrinolaringologia (1);
- Pneumologia (1);
- Medicina de emergência (1);
- Cirurgia de tórax (1).
Como exatamente funcionará cada edital?
Edital nº 01/2020: o curso que promove a graduação de Cadete, que atende pelo nome de O Curso de Formação de Oficiais (CFO), acontecerá na região metropolitana de Belo Horizonte e terá duração mínima de três anos, no qual o período previsto para o seu início é em agosto de 2021. Quando o cadete conclui o curso, o mesmo portanto será considerado Aspirante a Oficial BM.
Edital nº 02/2020: neste caso, o candidato será submetido à um Estágio Preparatório para Oficiais de Saúde (EPOSau), que também acontecerá na região metropolitana da capital do estado de Minas Gerais. Após a conclusão do EPOSau, cuja duração é de 90 dias, o candidato aprovado ingressará na corporação no posto de 2º Tenente BM QOS.
Quais os requisitos para participar dos concursos?
Para que você possa participar de alguns dos concursos, é necessário primeiramente avaliar se você se encaixa em todos os requisitos, sendo eles:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- tenha idade mínima de 18 e máxima de 30 ou 35 anos na data da matrícula para inclusão;
- ter escolaridade entre os níveis médio ou superior na área para a qual deseja concorrer;
- especialização ou residência médica com registro no respectivo conselho, de acordo com a função pretendida.
Entre alguns outros…
Entretanto, é importante deixarmos claro que os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais devem possuir no máximo 20 anos de efetivo serviço na data da nomeação ou posse ou na data da matrícula para início do curso, independente da idade.
Inscrição para participar dos concursos
Os interessados em participar dos concursos públicos, deviam inscreve-se por meio do site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, Fundep (https://www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/default.aspx).
O prazo disponibilizado ia desde às 9h do dia 22 de novembro de 2020 até as 23h59 de 21 de dezembro de 2020.
E tudo, deveria ser feito mediante o pagamento de uma taxa, cujo valor varia de R$ 180,16 à R$ 200,56.
Entretanto, era possível solicitar isenção entre os dias 22 e 24 de novembro de 2020.